

História do distrito


Capela que se transformou na Igreja Santa Marina
Avenida Guilherme Giorgi em meados dos anos 70
A Vila Carrão, principal bairro do distrito Carrão, está localizada na Zona Leste de São Paulo e recebeu seu nome em homenagem a João da Silva Carrão, também conhecido como Conselheiro Carrão. Sua origem remonta a um sítio às margens de uma trilha, que servia de rota entre a aldeia de Piratininga e Biacica (atualmente os distritos de Itaim Paulista e Jardim Helena). Essa trilha foi posteriormente alargada pelos bandeirantes que buscavam ouro e índios para escravizar.
Com o passar dos anos, essas terras tiveram diversos proprietários, resultando em diferentes denominações, como "Bom Retiro", "Tucuri" e "Chácara Carrão". Gradualmente, surgiram os bairros conhecidos hoje como Vila Carrão, Vila Santa Isabel, Jardim Têxtil e Vila Nova Manchester.

Influência da Cultura Japonesa na Vila Carrão
As primeiras famílias japonesas chegaram à região por volta de 1950. Por ser distante do centro, a instalação consequentemente era mais barata, o que facilitou para os imigrantes e permitiu com que se desenvolvessem e mantivessem suas tradições.
A associação Okinawa do bairro da Vila Carrão é a maior dentre 44 espalhadas pelo Brasil. A partir delas é possível preservar a cultura Okinawana. O principal responsável pela divulgação das músicas, das danças e da gastronomia é o Okinawa Festival, que ocorre todos anos no Centro Educacional Ítalo Feola, Vila Manchester. Realizado pela comunidade local e pela Associação Okinawa da Vila Carrão, o evento completou no ano de 2023 sua 19ª edição, contando com a presença de celebridades orientais.